Circulará em São Paulo o primeiro ônibus elétrico totalmente fabricado no Brasil

Com autonomia de até 300km, baixo nível de ruído e emissões zero, a previsão é que o veículo comece a rodar no dia 31 de julho

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes – SMT apresentou por meio da SPTrans o primeiro ônibus elétrico alimentado por baterias e inteiramente fabricado no Brasil. O veículo, tipo Padron de 4 portas, possui capacidade para 84 passageiros e até 300 km de autonomia.

Feito com baterias de fosfato de ferro, que levam de 4 a 5 horas para serem totalmente recarregadas, o veículo também possui motores elétricos embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, que funcionam através de uma rede de controle.

Basicamente, isso faz com que o sistema consuma energia das baterias tracionarias enquanto acelera e em momentos de frenagem o sistema de tração transforma a energia cinética do ônibus em elétrica, armazenando nas mesmas baterias.

Além de operar com baixo nível de ruído e emissões zero, o veículo atende todas as exigências de acessibilidade como piso baixo, rampas de acesso, espaço para cadeiras de rodas e também é equipado com ar-condicionado, tomadas USB, wi-fi e outros itens.

Seu chassi é da BYD, empresa chinesa que tem outros dois veículos elétricos rodando na capital paulista, mas que foram importados. A BYD, que possui fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, tem uma capacidade de produção anual de 400 ônibus.

O secretario de Mobilidade e Transportes de São Paulo Sérgio Avellada afirmou no lançamento do veículo que a prefeitura tem como meta a adoção de modelos com combustível limpo. Avellada também citou o edital para a nova licitação do sistema de transporte coletivo da cidade, que está em fase de finalização e, segundo ele, incluirá metas para adoção de energias renováveis na frota.

Além da cidade de São Paulo, ônibus elétricos com chassis da BYD já circulavam também em Campinas. A cidade de Belém, no Pará, também começará a testar veículos em breve.

Fontes:
www.capital.sp.gov.br
agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *